quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

20 DOENÇAS SINISTRAS PARA SEU RPG



Seguindo a ideia de tornar o mundo da minha campanha vivo, resolvi incluir mais alguns desafios hostis aos jogadores em suas viagens...

Já não bastava os perigos naturais, armadilhas, bandidos, feiticeiros, animais selvagens e criaturas sobrenaturais. Os jogadores também são frágeis a serem suscetíveis a terríveis doenças dessse mundo cão.

Pois bem, segue abaixo 20 doenças macabras para serem usadas em jogo. Note que existe um a chance de contagio que que a doença possui caso o PJ fique expostos aos meios de contaminação da doença.

Se tiverem mais ideias coloquem ai nos comentários para fazer essa lista crescer.


Piolhos

Chance de Contagio
50% se tiver contato com animais infectados

Coceira intensa no couro cabeludo. -1 de penalidade em alguns testes devido a coceira intensa.

Um bom banho com ervas medicinais podem retirar os piolhos.

Contagio por animais

Suor Frio

Chance de Contagio
Frio: 25%
Calor: 15%

Febre e tosse com catarro.

1 em 6 chances de piorar e se tornar um Fungo Pulmonar. PJ com essa doença possui uma penalidade de -1 em todas suas jogadas e penalidade de -3 para se manter em silêncio.

Cura por meio de 1d3 dias de repouso e ingestão de líquidos.

Pode ser adquirido em locais fechados com acumulo de pessoas.

Pústulas Negras

Chance de Contagio
70% se tiver contato com fluidos infectados

Pústulas inflamadas de coloração escura que causa coceira e dor intensa.

Em locais abertos o jogador será perturbado por moscas e mosquitos que tentarão se alimentar de seus ferimentos ( entre -1 e -2 de penalidade) o mesmo ainda tem 2 em 6 chances de chamar predadores devido as pústulas abertas. Caso seja golpeado em local infectado pela pústula o mesmo recebe +2 de dano e fica incapacitado de lutar por 1 turno devido a dor intensa.

Cura apenas por meios sobrenaturais.

Transmitido através de fluidos e contato com infectado.

Febre do Vomito

Chance de Contagio
75% se tiver contato com alimentos e água infectados

Febre alta, calafrio e vômitos constantes a ponto de ferir o esófago e o estômago.

A cada 1d4 vezes por dia o jogador deve ser bem-sucedido em uma jogada de proteção relacionado a sua resistência física ou começar a vomitar tudo que se alimentou até sangrar sofrendo 2 pontos de dano e ficando uma rodada sem poder agir.

Tratamento por meio de 1d6 dias de repouso, alimentos leves e chá de ervas.

Contagio por comida ou bebida infectada.

Infecção Genitália

Chance de Contagio
Frio: 10%
Calor: 25%
65% se tiver contato com fluidos infectados

Dor intensa para urinar e dor nas genitais. Jogador possui dificuldade em se movimentar por causa da dor. Qualquer ação recebe uma penalidade de -2.

Tratamento médico com ervas medicinais e banhos com água quente.

Contato com locais sujos, falta de banho, contato com fluido infectado.

Olhos de Sangue

Chance de Contagio
55% se tiver contato com fluidos infectados

Dor e inchaço nos olhos. O jogador possui 2 em 6 chances de que seus olhos inchem por completo tornando o jogador cego por 1d4 rodadas.

Tratamento com ataduras com ervas medicinais e repouso por 1d4 dias.

Contato com local sujo ou outro infectado.

Inflamação Dermal

Chance de Contagio
50% se tiver contato com água infectada.

Sangramento dos poros da pele e ardência intensa. Jogador possui 3 em 6 chances de chamar predadores próximos e sempre recebe +1 de dano em qualquer golpe.

Tratamento com banho de ervas medicinais.

Infecção por água infectada.

Gengivas Podres

Chance de Contagio
65% se tiver contato com alimentos e água infectados

Perda de todos os dentes da boca. Dentes amolecem e caem em 1d4 dias.

Cura apenas por meios sobrenaturais.

Contagio por água ou comida infectada.

Sarna Negra

Chance de Contagio
85% se tiver contato com infectados

Coceira intensa e mancha negra no local. Perca de todos os pelos do corpo em 1d4 dias. A coceira intensa causa uma penalidade de -2 em todos os testes.

Raspagem de pele do local infectado (ainda no início da infecção)

Transmitido por animais ou contato com outros infectados.

Diarreia Nervosa

Chance de Contagio
65% se tiver contato com alimentos e água infectados

O intestino é incapaz de segurar qualquer coisa em situações que o jogador está sobre estresse. O mesmo deve fazer uma jogada de proteção relacionado a sua resistência física para evitar que evacue nas calças.

Cura por ingestão de líquidos, ervas medicinais, alimentos limpos e 1d3 dias de repouso.

Transmitido através da ingestão de alimentos infectados.

Suor de Sangue

Chance de Contagio
60% se tiver contato com fluidos infectados

Sempre em situações estressantes o jogador sofre dores intensas no corpo e começa a suar sangue. A dor causa uma penalidade de -1 nos testes que for realizar e o mesmo possui 3 em 6 chances de atrair predadores por causa do cheiro intenso de sangue.

Cura apenas por meios sobrenaturais.

Transmitido ao toque de objetos e fluidos infectados.

Fedor Podrido

Chance de Contagio
50% se tiver contato com fluidos infectados

O PJ emite um odor pútrido capaz de nausear todos que estiverem próximos caso falhem um teste de vontade. O mesmo tem 3 em 6 chances de atrair todo tipo de inseto e animais carniceiros que atrapalham suas ações com -2 de penalidade em qualquer teste.

O odor inicia sempre que o PJ tem um surto de adrenalina, ou seja, sempre em combate e situações perigosas.

Cura apenas por meios sobrenaturais.

Transmitido ao toque de objetos e fluidos infectados.

Flatulência Cronica

Chance de Contagio
50% se tiver contato com alimentos e água infectados

Sempre que ficar nervoso o PJ fica 1d4 turnos/minutos soltando flatulências involuntariamente. As mesmas possuem um cheiro horrível e são barulhentas. PJ tem direito a uma jogada de proteção para evitar a situação.

Cura através da ingestão de uma raiz rara.

Contaminação por alimentos e água infectada.

Tosse Crônica

Chance de Contagio
Frio: 30%
Calor: 25%

Jogador fica com uma tosse incessante até se curar por meios medicinais ou mágicos. O PJ com essa enfermidade fica impossibilitado de ações furtivas. Além disso o mesmo perde 1d4 de pontos de vida a cada dois dias.

Defumação por uma planta rara do pântano.

Contaminação por um fungo encontrado em locais a muito tempo fechado como criptas, masmorras e ruínas antigas.

Fungo Pulmonar

Chance de Contagio
90% de chance de se desenvolver se o PJ não tratar Suor Frio e Tosse Crônica

Evolução da enfermidade Suor Frio e Tosse Crônica. PJ desenvolve um fungo nos pulmões que impossibilita-o de respirar levando a morte em 1d6 dias.

Cura apenas por meios sobrenaturais.

PJ ficam impossibilitados de ações furtivas devido as intensas e violentas tosses com pigarro com sangue. Só pode ser curado por meios mágicos ou milagrosos.

Rigor Mortis

Chance de Contagio
90% se for picado e 80% se respirar o ar infectado pelo fungo

Os músculos e nervos do personagem começam a se enrijecer impossibilitando a movimentação. O mesmo sofre de uma dor insuportável concedendo uma penalidade de -3 em todos os testes. O jogador afetado por essa enfermidade perderá todos os movimentos do corpo em 1d6 dias.

Cura por meio do repouso de 1d4 dias e a ingestão de um chá de uma raiz forte rara.

Infecção por picada de um inseto raro ou esporos de um fungo raro.

Gripe do Viajante

Chance de Contagio
Frio: 35%
Calor: 20%

O jogador fica com dores no corpo, febre alta, fraqueza e constantes espirros e irritações no nariz. O mesmo fica incapaz de realizar ações furtivas, sua movimentação fica limitada pela metade, recebe uma penalidade de -1 em todos os testes além de não poder levar mais que metade do seu limite de carga.

Pode ser curado com 1d4 dias de repouso, bebendo muito líquido e se alimentando muito bem.

Contagio pelo ar. E mudança brusca de temperatura no corpo. Pode ser transmitido através do espirro e secreções do infectado.

Febre do ouro

Chance de Contagio
95 % se respirar o ar infectado pelo fungo

Uma intensa febre abate o jogador deixando com dado de desvantagem em todos os testes e sua movimentação pela metade.

Com o tempo sua pele ganha uma coloração amarelo-ouro e começa a criar feridas com escamas grossas e duras. A tentativa de arrancar as escamas causa dor intensa e sangramento. A vítima da doença possui apenas mais 1d4 meses de vida até que todo os seus órgãos se solidifiquem e se tornem essa escama grossa.

Cura apenas por meios sobrenaturais.

Transmitido através de um fungo raro encontrado dentro de minas e cavernas abandonadas.

Um comentário:

  1. Muito boa a lista, pode ser usada em praticamente qualquer jogo. Parabéns.

    ResponderExcluir